domingo, 5 de agosto de 2012

CATATUA DE CRISTA AMARELA


Os meninos iniciaram sua apresentação com muita timidez e insegurança. Porém, o trio se soltou quando comecei a fazer perguntas, facilitando assim a apresentação.





CATATUA DE CRISTA AMARELA 

Nome Científico: Cacatua galerita




Descrição

As Cacatuas-de-crista-amarela são aves da ordem dos Psittaciformes que podem atingir na fase adulta um comprimento total de 45-55 cm. Apresentam uma plumagem totalmente branca, à exceção das penas auriculares e da parte inferior das asas e da cauda que possuem tonalidade amarelo-pálida. Apresentam também uma longa crista de cor amarelo-viva. O bico é preto, a zona periocular (em torno dos olhos) é branca e os olhos são castanho-escuros nos machos e castanho-avermelhados nas fêmeas. As patas são zigodáctilas (dois dedos virados para a frente e dois dedos virados para trás). Uma das características mais marcantes é sua exuberante crista que é erguida ou abaixada quando a ave está excitada ou alarmada. 

Distribuição Geográfica

Na Austrália, esta espécie encontra-se amplamente distribuída no norte e no leste, estendendo-se até o sul da Tasmânia. São comuns na periferia de cidades como Adelaide, Canberra, Sydney e Brisbane. Ocorrem também em quase toda a Nova Guiné e em pequenas ilhas próximas, como Waigeo, Misool, Aru, Cenderawasih Bay e Milne Bay.

Habitat

Vivem em florestas tropicais e subtropicais, com altitudes que não ultrapassam 1400 metros, na Nova Guiné e em florestas e terrenos de cultivo, na Austrália.

Alimentação

Alimentam-se de sementes, frutos e rebentos de uma grande variedade de espécies vegetais, inclusive plantas de cultivo.

Reprodução

Esta espécie de Cacatua é uma reprodutora sazonal na Austrália, e pouco se sabe sobre seu comportamento reprodutivo na Nova Guiné. No sul da Austrália a época de reprodução é de agosto a janeiro, enquanto que no norte é de maio a setembro. O ninho é composto por uma cama de lascas de madeira em um buraco de uma árvore. De dois a três ovos são depositados, que são incubados durante 25 a 27 dias. As crias são altriciais, ou seja, totalmente dependentes dos pais durante os primeiros tempos de vida. Permanecem no ninho entre 9 a 12 semanas, onde são alimentadas por ambos os progenitores.

Cuidados em Cativeiro

Instalações adequadas são importantes para o bom desenvolvimento desta espécie. Recintos internos com 60cm de profundidade x 60 de largura x 60 de altura (gaiolão individual) e 120 x 60 x 60 cm (viveiro), com fio 14 e malha espaçada em 2,5cm são adequados. Os Recintos externos devem ser confeccionados sem vigamento de madeira (roem) e com chão de cimento inclinado, com dimensões de 7,2 x 1,8 x 2,4 m. Devem ser utilizados poleiros de galhos ásperos e redondos de 2 a 6 cm de diâmetro. É bom dar-lhes lotes de ramos naturais, pedaços de madeira não tratada, ou mesmo coco inteiro para mantê-los ocupados. O comedouro e bebedouro devem ser de cerâmica esmaltada ou aço inox instalados a 1 metro do chão. A alimentação destas aves pode ser adquirida em casas especializadas. Sua dieta é composta por frutas, sementes e grãos, legumes e ração comercial específica. Quando estiver calor borrife as suas penas, pois na natureza, estas aves vivem em ambientes muito úmidos, necessitando de alta umidade.

Curiosidades

Estas aves são naturalmente curiosas, assim como muito inteligentes. Possuem vida longa em cativeiro, podendo viver mais de 70 anos. Já em estado selvagem, alcançam aproximadamente 40 anos de idade. São conhecidas por exercer o processo de geofagia, que consiste em comer barro para desintoxicar seu alimento. Em algumas partes da Austrália, as Cacatuas-de-crista-amarela podem ser muito numerosas, causando danos em plantações de cereais e frutas. Conseqüentemente, são abatidas a tiro ou envenenadas como pragas. Apesar de existir uma licença do governo para isto, esta espécie é protegida por uma lei australiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário